top of page

Home Sweet Home Office

  • Foto do escritor: Cláudia Cavalcanti
    Cláudia Cavalcanti
  • 20 de nov.
  • 5 min de leitura

Atualizado: 23 de nov.

Este texto foi escrito antes da pandemia de Covid, quando os modelos de trabalho remoto foram repensados e reestruturados.

Trabalhando em casa: como montar o home office perfeito 


Quando você decidiu abrir seu próprio negócio, provavelmente foi logo imaginando como seria seu escritório. Pensou na localização, nos equipamentos, móveis e decoração. Mas a realidade é um pouco diferente e, muitas vezes, é preciso trabalhar de casa até que a empresa comece a dar o retorno que você espera. 


Há também empreendedoras que optam por trabalhar em casa, por vários motivos, como evitar o trânsito, ter uma rotina mais tranquila, ou ficar mais perto dos filhos. 

Isso não significa que você não precise de um espaço especial para se dedicar ao trabalho. 

A prática do home office é cada vez mais comum, mas ao contrário do que muita gente pensa, trabalhar na cama, de pijama, não é o ideal. Por isso, vamos dar algumas dicas de como criar o escritório perfeito dentro de casa. 

Para que as distrações externas não atrapalhem sua produtividade, algumas medidas devem ser tomadas. Além disso, móveis, equipamentos e iluminação adequada também são fatores que devem ser considerados na hora de montar seu escritório em casa. Com as nossas dicas para um home office mais saudável e produtivo, você não vai mais nem querer trabalhar fora de casa. 

Linda Varone, escritora e especialista em home office, e Michael Chauliac, vice-presidente de marketing da loja online de móveis para escritório Poppin, ajudaram a listar alguns pontos principais para montar um escritório em casa.


Não ouse demais – Na hora de montar um espaço de trabalho, é natural que o empreendedor queira um ambiente diferente dos demais. Mas é importante não ousar. Móveis cheios de curvas, como os vistos em revistas de design por exemplo, podem não ser funcionais: uma cadeira toda descolada pode causar problemas na coluna e chamar atenção demais. "Quando há muitos estímulos visuais, o próprio ambiente pode ser o causador de distrações que diminuem a produtividade, diz Linda. 


Siga regras ergonômicas – A ergonomia é o estudo da relação do ser humano e os ambientes em que ele se encontra. No trabalho, esse estudo objetiva o bem-estar frente a males causados pela jornada de trabalho, como dores nos pés, na coluna e problemas visuais. Alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de preparar seu home office: ajuste sua cadeira em uma altura que permita que seus pés sempre estejam apoiados firmemente no chão ou em um descanso para pés, posicione seu antebraço em posição paralela ao chão na hora de digitar e coloque o monitor de uma maneira em que seus olhos consigam ver toda a tela sem movimentos bruscos da cabeça. 


Abra espaço para a luz natural – O sol faz bem e pode te ajudar a se manter acordado. Por isso, monte seu home office perto de uma janela. E dependendo da vista, vale começar seu horário de descanso dando uma bela olhada lá fora. 


Mas não esqueça das lâmpadas – A luz natural faz bem, mas provavelmente não será suficiente para iluminar seu escritório. Por isso, não esqueça das lâmpadas. Linda Varone dá uma dica: em vez de luzes de parede, tente colocar luminárias na sua mesa – essas luzes podem proporcionar brilho suficiente e ainda deixam o ambiente com um clima mais bonito. 


Guarde papéis de forma inteligente – Chauliac afirma que o armazenamento de documentos é o principal problema de quem trabalha em casa, por conta da aversão das pessoas àqueles grandes armários de documentos. Segundo ele, esses móveis não são os mais atrativos do mundo, mas são necessários. No entanto, dá para ter estruturas mais bonitas, como prateleiras coloridas, por exemplo. É importante que elas tenham bastante espaço. Nos primeiros dias de trabalho, você pode pensar que vai sobrar espaço, mas aguarde e verá a quantidade de papel produzida durante o trabalho. 


Crie um "espaço de conforto" – Trabalhar por muito tempo sem uma parada é prejudicial à saúde e à própria produtividade – é necessário parar para readquirir a concentração do começo do expediente. Na hora de descansar, prepare um lugar confortável. Tudo depende de espaço, claro, mas uma poltrona estofada, um travesseiro e uma luz mais fraca podem fazer a pausa valer muito mais a pena. 


Tenha uma plantinha perto de você – Uma planta é a decoração perfeita para o seu home office, já que ela traz para a sua casa algo que está lá fora. Além disso, ela não chama atenção bastante para tirar a concentração. Outra vantagem das plantas é que é possível deixá-las mais de dois dias sem água. Em outras palavras, você não precisa nem chegar perto do seu home office aos fins de semana. 


Personalize com bom senso – Nada contra colocar fotos de família na sua mesa, mas, depois de um tempo, elas deixam de chamar a sua atenção. "É importante personalizar a mesa, mostrar que aquele lugar é seu, mas talvez seja melhor fazê-lo com memes impressos, histórias em quadrinhos ou até um cheiro que te deixe mais alegre", afirma Linda. 


Tire da sua vista coisas que te incomodavam no seu emprego – Chauliac tem aversão a um eletrônico mais que comum em escritórios: impressoras. "Elas parecem chatas e até seus barulhinhos me irritam", diz ele. Sua fobia pode ser a mesma dele, ou aquele monte de post-its colocados no monitor, ou o toque do telefone. Trabalhar em casa tem que ser mais legal do que trabalhar fora, então é importante tirar de vista o que pode te deixar para baixo. "Ninguém está falando que é proibido ter uma impressora ou um telefone. Basta deixar aquilo mais escondido", afirma Chauliac.


Mantenha tudo o que você precisa perto de você – Lembre-se das distrações que a sua casa pode proporcionar. A TV; sua namorada ou namorado; comida; seu animal de estimação. Tudo isso é ótimo, mas deixe-os para a hora do descanso. Se toda vez que você precisar de caneta, tesoura, grampeador, papel ou uma bebida, você precisar atravessar todas essas "tentações", é provável que você perca muito tempo. Mantenha o que você precisa ao alcance da sua mão. Se possível, pense na ideia de ter um frigobar no seu escritório. Mas há exceções. "É importante parar. Almoçar na mesa de trabalho é algo que não deve ser feito, por mais legal que o ambiente de trabalho seja. Não é preciso ficar ali todo o tempo do mundo", diz Linda. 


A roupa faz a diferença - A gente entende a tentação de trabalhar em casa de pijama, ou de roupão. Mas trocar de roupa ajuda você a entrar no clima de trabalho e a separar sua vida pessoal da profissional. É claro que isso não significa que você precise usar suas melhores peças, ou perder muito tempo com cabelo e maquiagem. Colocar outra roupa faz a preguiça ir embora, permitindo que você foque nas tarefas do dia. 


Não abra mão da segurança - Ainda que o home office seja mais barato do que alugar e montar um escritório, você precisa proteger esse investimento, certo? Pensando nisso, algumas seguradoras oferencem o Seguro para Home Office. Esse produto é especial para quem trabalha em casa, e oferece cobertura contra roubos, assistência para computadores, conserto de equipamentos como ar-condicionado, entre outras. O seguro pode ser contratado por pessoas de diversas áreas: arquitetos, engenheiros, advogados, contadores, consultores e corretores. 


Você vai passar muitas horas por dia no seu home office, por isso vale a pena investir nele, não é? O mais importante é que você consiga encontrar um equilíbrio entre o conforto e as demandas de abrir seu próprio negócio. Quanto mais agradável seu cantinho de trabalho for, mais prazerosa será a sua experiência trabalhando em casa. 


Fontes: Pedro Antunes - Mulheres Seguras/Liberty Seguros 27/07/2016

Pequenas Empresas Grandes Negócios 02/01/2014

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page